Gestão de Pessoas
20 horas
EAD
Validação 365/2023
Um importante passo no processo de melhoria do atendimento público no Município de São Paulo foi a instituição, em setembro de 2018, da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, por meio do Decreto Municipal 58.426. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT, que estabelece novas linhas de conduta para a promoção da qualidade dos serviços municipais, além de promover e incentivar iniciativas de atendimento inovadoras, com foco nas necessidades e na satisfação de quem utiliza o serviço público: cidadãos de São Paulo. De acordo com o artigo 28, incisos I e II do referido Decreto, a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão tem por objetivo valorizar as atividades relacionadas ao atendimento como uma das atribuições primordiais da Administração Municipal, bem como valorizar os agentes públicos envolvidos em atividades de atendimento. Este decreto atribui à Coordenação da Política de Atendimento ao Cidadão, da SMIT, responsável por acompanhar e orientar a sua implementação pelos órgãos e entidades prestadores de serviços públicos. A análise situacional efetuada pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos – CASP, em 2019, e a realização do diagnóstico de atendimento dos órgãos públicos municipais, colocaram luz sobre os principais problemas e gargalos do atendimento na gestão municipal e apontaram caminhos que precisam ser percorridos com vistas a modificar o cenário atual.
OBJETIVOS
Garantir o princípio da isonomia no atendimento ao público;
Conscientizar o educando sobre discussões contemporâneas acerca da diversidade humana;
Apresentar conceitos básicos que abarcam o debate sobre igualdade e desigualdade.
CONTEÚDO:
Avaliação de aprendizagem
Teste seus conhecimentos antes de iniciar o EAD
Módulo 1: Começando o debate
Módulo 2: Atendimento empático e inclusivo
Módulo 3: Valorizando a diversidade humana
Módulo 4: Inclusão racial e atendimento ao público
Módulo 5: Atendendo a população migrante
Módulo 6: Garantia de um bom atendimento para idosas e idosos
Módulo 7: A inclusão da comunidade LGBTQIA+
Módulo 8: Atenção à pessoa com deficiência
Módulo 9: Concluindo o aprendizado
Avaliação de aprendizagem
METODOLOGIA:
O presente EaD concentra materiais expositivos para apresentação do conteúdo e quizzes interativos para sedimentação do aprendizado. Suscita, além disso, a análise crítica do conteúdo e de sua aplicabilidade por meio de atividades práticas.
Para aprovação no curso o aluno deve acessar 100% o conteúdo do curso e atingir ao menos 70% de acerto na avaliação final. O participante terá 03 tentativas no preenchimento da atividade.
CARGA HORÁRIA:
20 horas – EAD
AVALIAÇÃO:
Frequência mínima: 100%.
Nota: 7,0
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR: Rafael Martins Fialho
E-mail: rmfialho@prefeitura.sp.gov.br
RF/CPF: 382.166.598-06
Celular: 11 954832721
Minibio: Tecnólogo em Logística pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE. Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP. Assessor na CASP-SMIT da Prefeitura Municipal de São Paulo, responsável pelo Plano de Capacitações da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão.
As orientações de acesso serão enviadas aos deferidos via e-mail.
Agentes públicos da PMSP: líderes de atendimento e atendentes de diferentes unidades presenciais.
Este curso é válido para Gratificação de Atendimento ao Público – GAP.