Gestão Pública Municipal

Conceitos de Estatística para Avaliação de Dados de Políticas Públicas

Carga horária

24 horas

Modalidade

Presencial

Certificado

Validação 373/2023

Sobre o curso

A Estatística, por si, é, hoje, uma ciência que está presente em uma quantidade relevante de assuntos relacionados com a necessidade de avaliação de dados; e tais dados têm sido produzidos pelos órgãos municipais, porém, ainda sem o devido tratamento rigoroso de teor estatístico; por isso, necessita-se de pessoal preparado para as avaliações estatísticas elementares.

OBJETIVOS

Aquisição de conceitos fundamentais sobre Estatística; habilidade para avaliar as necessidades de uso de técnicas estatísticas.  

CONTEÚDO 

  • Aalguns conceitos básicos na Estatística; 
  • ​Variáveis escalares e categóricas; 
  • ​Fases de uma pesquisa; 
  • Amostragem; 
  • ​Medidas-resumo para a Descrição Estatística da amostra e da população; 
  • ​Tópicos principais da Análise Estatística; 
  • ​Principais erros em Amostragem, Descrição Estatística e Análise Estatística; 
  • Validação Estatística; 
  • ​Confecção de um questionário; 
  • ​Como proceder para solicitar uma Avaliação Estatística.  

METODOLOGIA   E AVALIAÇÃO

Curso presencial, com aulas expositivas; estudo não-presencial; realização de exercícios extra-classe sobre descrição estatística e análise estatística; aplicação de prova, com valor de 0 a 10 – nota mínima esperada: 7,0. Com frequência de 75% do total da carga horária.  

 

MINIBIO DO EDUCADOR

 ​​Euro de Barros Couto Junior ​​ 

Minibio: (1) Possui: (a) graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras ‘Tibiriçá’ (1984); (b) graduação em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1990); (c) mestrado (2002) e (d) doutorado (2004) em Cultura e Literatura Russas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP – especialidade: História da Música Russa); (e) doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009 – especialidades: Bioestatística e Amostragem Não-paramétrica); e (f) especialização (2016) em Estatística Aplicada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas(FMU). (2) A partir de agosto de 2007, passou a integrar o Grupo de Lógica e Teoria da Ciência (IEA-USP), como membro colaborador.

Informações de acesso

(a confirmação será enviada por e-mail)

Critérios de seleção de candidatos

PÚBLICO-ALVO 

Agentes públicos municipais com formação de nível superior que trabalhem ou desejem trabalhar com avaliação de políticas públicas e que queiram conhecer os conceitos básicos de estatística e o potencial das avaliações de teor estatístico.                         

PRÉ-REQUISITO 

Conhecimentos básicos de Matemática e MS-Office.  

Imagem Ilustrativa

Confira os resultados das seleções para os nossos eventos formativos

ACESSE
.
Menu para dispositivos móveis