Transformação Digital
As redes sociais e a velocidade de circulação de informações ampliaram as possibilidades de expressão, mas também potencializaram a disseminação de desinformação e discursos.
Nesse contexto, faz-se importante fortalecer iniciativas de educação midiática que promovam uma cidadania mais consciente e crítica. A oficina contribui para a formação de agentes públicos municipais capazes de exercer a liberdade de expressão, com responsabilidade, defender o direito à comunicação e atuar ativamente contra a desinformação, as fake news.
OBJETIVOS:
Promover o letramento crítico e a educação midiática dos agentes públicos municipais, para combater a desinformação e a fake news.
Refletir sobre liberdade de expressão e ética digital.
Identificar e analisar fake news.
Incentivar práticas comunicativas conscientes.
CONTEÚDO
Dinâmica rápida de apresentação.
Análise de exemplos reais de fake news.
Divisão em grupos: cada grupo recebe um conjunto de postagens para identificar indícios de manipulação (fontes, linguagem, imagens, etc.).
Apresentação dos achados pelos grupos.
Exposição dialogada sobre o papel das redes na circulação de informações.
Debate em grupo sobre os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.
1 – Análise de fake news
2- Cada grupo elabora um guia rápido de boas práticas para uso responsável de consumo da informação.
Compartilhamento em grupos por exposição dialogada.
Síntese dos aprendizados.
Retomada dos objetivos da oficina.
Tira dúvidas e impressões finais.
METODOLOGIA
A oficina presencial acontecerá por meio de exposição de dialogada, com apresentação de slides, sites e vídeos. Haverá produção coletiva de ideias, resolução de problemas em grupo e debate. Para certificação será necessário que a pessoa cursista participe de 100% do evento e registre presença no formulário eletrônico.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
RICARDO DAHER GONÇALVES DIAS TEIXEIRA
Minibio: Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Ciências Sociais pela universidade de São Paulo e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Iniciou a carreira como estagiário na Coordenadora de Governo Aberto, em 2022. De 2023 a 2024, trabalhou na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema. Em 2025, retornou à Equipe de Formação e Pesquisa da Coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, como assessor técnico.
MARIANA PICARO CERIGATTO
Minibio: Jornalista, mestre em Tecnologias e Mídias e doutora em Ciência da Informação pela Unesp. Atua nas áreas de tecnologia, linguagens e informação.
Para saber mais sobre o Programa CLIQUE AQUI.
Agentes públicos municipais da Prefeitura de São Paulo.