Gestão Pública Municipal
As mudanças frequentes na sociedade exigem que a Administração Pública esteja preparada para lidar com novas demandas de forma eficiente. Nesse contexto, a capacitação das servidoras e dos servidores públicos municipais torna-se essencial, especialmente por meio de estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem significativa.
As metodologias ativas têm se mostrado eficazes na promoção de maior engajamento das pessoas cursistas. Elas permitem que participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
O processo de ensino-aprendizagem pode envolver práticas dinâmicas, estudos de caso, dramatizações, entre outras práticas colaborativas. Ao substituir abordagens exclusivamente expositivas, essas metodologias contribuem para uma melhor assimilação dos conteúdos, maior autonomia dos participantes e desenvolvimento de competências práticas.
A adoção dessas estratégias na formação de servidoras e servidores públicos municipais fortalece a atuação pedagógica das pessoas instrutoras, otimiza o uso de recursos e tempo, e promove práticas mais didáticas e eficazes. Dessa forma, a proposta contribui diretamente para o aprimoramento da qualidade das formações oferecidas e para o cumprimento do princípio da eficiência na gestão pública.
OBJETIVOS:
Apresentar e discutir os fundamentos das metodologias ativas, promovendo sua aplicação prática pelos cursistas em contextos pedagógicos. Para isso, serão utilizadas dinâmicas em grupo e estratégias participativas que exemplificam metodologias ativas, favorecendo a melhoria da didática e o desenvolvimento de práticas mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem.
CONTEÚDO
1)Panorama geral sobre metodologias ativas
2) Sala de aula invertida
3) Leitura crítica
4)Roda de conversa/Debate
5) Storytelling
6) Estudo de caso
7) Aprendizagem baseada em projetos
8) Role-play.
METODOLOGIA
O evento formativo será híbrido. Antes do encontro presencial, a pessoa cursista deverá realizar, na plataforma Moodle, as leituras e estudos teóricos obrigatórios sobre os tipos de metodologias ativas. Após o encontro, será necessário enviar as atividades desenvolvidas em sala para avaliação final.
A formação terá carga horária total de 9 (nove) horas, organizadas da seguinte forma:
7 (sete) horas presenciais, com exposição dialogada, dinâmicas e aplicação de métodos ativos;
2 (duas) horas em atividades na plataforma Moodle.
Para emissão do certificado, as pessoas participantes precisarão cumprir os seguintes requisitos:
Frequência de 100% na aula presencial;
Conclusão e envio on-line de todas as atividades propostas na sala de aula e na plataforma;
Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) na Plataforma Moodle.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
FERNANDA UEDA [COORDENADORA] e [EDUCADORA]
Minibio: Doutora em Educação pela UNISO – Universidade de Sorocaba. Mestre em Educação pela UNISO. Graduada em Direito na ITE- Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Coordenadora do Centro de Estudos Superiores da Polícia Civil (CESPC), o qual é responsável pelo Programa de Pós-graduação Lato sensu da Polícia Civil. Professora da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo desde 2001. Delegada de Polícia do Estado de São Paulo. Pesquisadora em Educação na área do cotidiano escolar com atuação em pesquisa relacionando formação do policial civil e gênero em práticas docentes. Coordenadora Adjunta do Grupo de Gênero da ACADEPOL.
PATRÍCIA VIEIRA SANTOS [COORDENADORA] e [EDUCADORA]
Minibio: Assistente Administrativo de Gestão, Assessora Técnica II, integrante da equipe técnico-administrativa e pedagógica da Divisão de Educação Continuada na EMASP – Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo. Educadora Institucional Voluntária na EMASP. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Mestre em Ciências Humanas Interdisciplinar (UNISA). Graduada em Pedagogia (UNIVESP). Bacharel em Administração. Especialista em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Análise do Comportamento Aplicada-ABA. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Psicanálise. Graduanda de Psicologia (ANHANGUERA). Professora universitária, palestrante e tutora de curso superior EAD e escritora de livros sobre o processo de ensino-aprendizagem (metodologias ativas).
MARCIA REGINA VIEIRA DE AGUIAR [EDUCADORA]
Minibio: Pós-graduada em Formação de Docentes para o Ensino pela UNINOVE-SP, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela UMC, graduada em Tecnologia em Gestão de Pessoas pela UNIBAN-MC. Atuou de 2011 a 2025 na EMASP como Assessor, hoje na Divisão de Educação Continuada – DIEC/EMASP e Educador Voluntário Institucional desde 2008 nos cursos da Escola de Administração Pública de São Paulo – EMASP.
TATIANE CHACON [EDUCADORA]
Minibio: Assistente Administrativo de Gestão desde 2023. Advogada desde 2013. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2012.
EDUARDO MATEUS DE MEDEIROS [EDUCADOR]
Minibio: Graduando Licenciatura em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atuando como estagiário na Divisão de Educação Continuada – DIEC/EMASP.
ANA CECILIA LESSA [EDUCADOR]
Minibio: Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo desde 2022, atua hoje na Divisão de Educação Continuada (DIEC) da Emasp.
Jornalista de formação. Foi professora assistente do Curso de Extensão em Jornalismo e Políticas Públicas na ECA/USP. Na Prefeitura de São Paulo, foi comissionada na Secretaria Municipal de Cultura atuando a frente da Supervisão de Pluralidade Cultural, responsável pelo Programa VAI e pelo Fomento à Cultura da Periferia.
É Mestre em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Formação de Escritores e em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela PUC de São Paulo, e em Letras, habilitação em Português e Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Para saber mais sobre o Programa CLIQUE AQUI.
Servidores públicos municipais que atuem em Escolas de Governo, especialmente instrutores e demais servidores públicos municipais com interesse no tema.