Gestão de Pessoas
Conhecer, praticar e difundir a cultura da escrita oficial balizada por normativos legais e modernos manuais de redação oficial, especialmente.
Inúmeras decisões são baseadas no que pessoas do setor público escrevem, influência que significa pelo menos responsabilidade de autoria conjunta de ato praticado por colega ou contribuinte. Um texto pode comprometer a imagem de quem o escreve, da organização representada e até de todo o serviço público. Daí as necessidades de sugerir uma forma de redigir preocupada com quem vai ler. Também é importante propor o minimalismo linguístico com uso da chamada “norma culta”, a fim de se abolir elementos nocivos aos textos oficiais.
OBJETIVOS:
Propiciar aos participantes o acesso ao conhecimento sobre a moderna redação oficial e sua imensa importância. Muitos textos são produzidos de maneira incompatível com o serviço público dos nossos dias. Não raramente, chegam a conflitar com normas legais como os princípios do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; outras normas legais.
Espera-se que cada pessoa participante conheça ou reconheça ao menos as normas básicas de redação e apresentação de textos oficiais. Deseja-se também que adotem uma cultura de respeito a tais normas, o que certamente resultará em respeito também pelo público destinatário de cada texto, questão também de cidadania.
CONTEÚDO
Apresentação do Manual de Redação da Presidência da República.
A redação oficial.
O princípio constitucional da impessoalidade na redação oficial.
Linguagem como questão de cidadania.
Escrita cordial.
Texto normativo.
Texto autoral.
METODOLOGIA
A oficina será realizada em formato híbrido, composta por 6 (seis) horas presenciais e 3 (três) horas destinadas a leituras e atividades no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, totalizando uma carga horária de 9 (nove) horas. Para a obtenção do certificado, as pessoas participantes precisarão cumprir 100% de participação na aula presencial, acessar a plataforma Moodle e obter nota mínima 7 (sete) na atividade de avaliação.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
GESNER BATISTA FERREIRA
Minibio: Servidor efetivo da Prefeitura do Município de São Paulo desde 1991, sempre em SF – Finanças naquela época, Fazenda hoje – na carreira de Assistente Administrativo de Gestão. Bacharel em Letras pela USP e licenciado pleno também em Letras pela USP. Pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior de Contas e Gestão Pública. Oficineiro de texto há aproximadamente 15 anos.
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Agentes municipais.