Gestão de Pessoas

Soft Skill: Liderança Pública de Alta Performance

Carga horária

14 horas

Modalidade

Presencial

Certificado

Validação 544/2025

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Sobre o curso

No contexto da Prefeitura de São Paulo, a formação de líderes é estratégica para garantir continuidade, eficiência e inovação na gestão pública. Além da liderança, é fundamental que os servidores desenvolvam um alto nível de inteligência emocional, aprendendo a reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, comportamentos e reações diante dos desafios diários. A capacidade de autocontrole, a empatia no relacionamento com colegas e a habilidade de manter o equilíbrio emocional sob pressão são competências essenciais para qualquer agente público. 

OBJETIVOS: 

Capacitar líderes para uma gestão mais estratégica, humana e eficaz, desenvolvendo competências essenciais para a condução de equipes de alta performance. A ação formativa visa melhorar a comunicação, fortalecer a cultura organizacional, promover a melhoria contínua dos resultados e, ainda, gerar impacto positivo no clima organizacional.  

  • Melhoria na execução da liderança e alcance de metas da Prefeitura de São Paulo. 
  • Fortalecimento da cultura institucional orientada à alta performance de resultados. 
  • Redução de conflitos internos e melhoria nas relações interpessoais entre líderes e equipes. 
  • Aumento de produtividade com equilíbrio emocional e senso de propósito restaurado.  
  • Formação de uma rede de líderes multiplicadores preparados para transformar a gestão pública. 

CONTEÚDO  

A chave dos grandes líderes  

  • Os 3 inimigos do líder público: justificativa, procrastinação e vitimismo (O Poder da Autorresponsabilidade)  
  • Inteligência Emocional do Líder (baseado no conceito de Daniel Goleman)  
  • Como liderar sua equipe e sua carreira  
  • O comportamento dos líderes de sucesso  
  • Os processos decisórios dos líderes e gestores. Qual o seu Porquê (baseado no método de Simon Sinek), sua Missão e seus Valores.   
  • Fatores que impedem grandes desempenhos.   
  • Liderança e sua influência: como os líderes são fundamentais para o sucesso organizacional e para a motivação dos servidores.   

  

Ambiente organizacional saudável e resultados de alta performances  

  • 7 experiências – o caminho definitivo para melhorar o clima organizacional (Teoria Geral das Memórias de Paulo Vieira).  
  • O passo a passo para o feedback realmente gerar mudança (Baseado na teoria de Marcial Losada)  
  • Rapport: a ferramenta certa para liderar com empatia e conexão real.  

  

Perfil comportamental na liderança: liderando pessoas com estratégia, consciência e alta performance  

  • Identificando seu Perfil de Liderança (Teoria DISC, de William Moulton Marston).   
  • Gestão de Conflitos por Perfil Comportamental.    
  • Delegação e Motivação conforme o Perfil.   
  • Como Formar Equipes Altamente Complementares.   
  • Gestão Estratégica baseada no Comportamento Humano.  
  • Liderança e competências para o setor público através da gestão de pessoas.  

  

Estratégia de metas para o setor público  

  • Os princípios para definir e realizar metas (SMART)   
  • Planejar é preciso, executar é inegociável”   
  • Como planejar metas públicas com clareza e impacto social  
  • Alinhamento entre metas individuais, coletivas e institucionais  
  • Modelo de Execução Consistente (Método Líder de Líderes de Paulo Vieira)   
  • Delegação com supervisão e controle   
  • Gestão por indicadores e celebração de resultados  

  

O legado do líder público: servir, crescer, multiplicar  

  • A liderança que permanece: multiplicação e legado.   
  • Como formar novos líderes dentro da estrutura pública.   
  • Além da capacitação: desenvolvimento de líderes para o setor público.   
  • Características do líder inovador no setor público.   
  • Plano de desenvolvimento contínuo da liderança.  
  • Encerramento com plano pessoal de ação e compromisso público. 

METODOLOGIA  

O curso acontecerá na modalidade presencial, sendo organizado em 5 encontros de 2h30. Além disso, estão previstas leituras obrigatórias e acesso a ferramentas exclusivas de gestão de pessoas, que contabilizam 1h30 de atividade extraclasse.   

As metodologias utilizadas serão:   

  • Apresentação teórico-expositiva dialogada.  
  • Apresentação de técnicas para desenvolvimento de inteligência emocional.  
  • Uso de ferramentas de execução, gestão, cultura, identidade e liderança.  
  • Prática de linguagem inspiradora, simples e aplicável à gestão pública. 

 

Informações de acesso

SOFT SKILL: LIDERANÇA PÚBLICA DE ALTA PERFORMANCE – PRESENCIAL (154/25)

Inscrição até às 14 horas do dia 13/11/2025
(a confirmação será enviada por e-mail)
FORMAÇÃO VALIDADA SOB NÚMERO 544/2025

Datas de formação: 18/11 – 02/12/2025 – 12/02 – 09/03 e 09/04/2026

Horário: 10h às 12h30
Endereço: Auditório Ed. Matarazzo. Dr. Falcão Filho, 56 – 1º andar – Centro
Contamos com uma sala do Programa Pontos de Afeto da Prefeitura de São Paulo.
Para realizar o agendamento para uso CLIQUE AQUI.
Para saber mais sobre o Programa CLIQUE AQUI.

Critérios de seleção de candidatos

Agentes públicos municipais, preferencialmente líderes de equipe e servidores de Unidades de Recursos Humanos, da administração direta e indireta da Prefeitura de São Paulo. 

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Imagem Ilustrativa

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