Sobre o curso
No contexto da Prefeitura de São Paulo, a formação de líderes é estratégica para garantir continuidade, eficiência e inovação na gestão pública. Além da liderança, é fundamental que os servidores desenvolvam um alto nível de inteligência emocional, aprendendo a reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, comportamentos e reações diante dos desafios diários. A capacidade de autocontrole, a empatia no relacionamento com colegas e a habilidade de manter o equilíbrio emocional sob pressão são competências essenciais para qualquer agente público.
OBJETIVOS:
Capacitar líderes para uma gestão mais estratégica, humana e eficaz, desenvolvendo competências essenciais para a condução de equipes de alta performance. A ação formativa visa melhorar a comunicação, fortalecer a cultura organizacional, promover a melhoria contínua dos resultados e, ainda, gerar impacto positivo no clima organizacional.
- Melhoria na execução da liderança e alcance de metas da Prefeitura de São Paulo.
- Fortalecimento da cultura institucional orientada à alta performance de resultados.
- Redução de conflitos internos e melhoria nas relações interpessoais entre líderes e equipes.
- Aumento de produtividade com equilíbrio emocional e senso de propósito restaurado.
- Formação de uma rede de líderes multiplicadores preparados para transformar a gestão pública.
CONTEÚDO
A chave dos grandes líderes
- Os 3 inimigos do líder público: justificativa, procrastinação e vitimismo (O Poder da Autorresponsabilidade)
- Inteligência Emocional do Líder (baseado no conceito de Daniel Goleman)
- Como liderar sua equipe e sua carreira
- O comportamento dos líderes de sucesso
- Os processos decisórios dos líderes e gestores. Qual o seu Porquê (baseado no método de Simon Sinek), sua Missão e seus Valores.
- Fatores que impedem grandes desempenhos.
- Liderança e sua influência: como os líderes são fundamentais para o sucesso organizacional e para a motivação dos servidores.
Ambiente organizacional saudável e resultados de alta performances
- 7 experiências – o caminho definitivo para melhorar o clima organizacional (Teoria Geral das Memórias de Paulo Vieira).
- O passo a passo para o feedback realmente gerar mudança (Baseado na teoria de Marcial Losada)
- Rapport: a ferramenta certa para liderar com empatia e conexão real.
Perfil comportamental na liderança: liderando pessoas com estratégia, consciência e alta performance
- Identificando seu Perfil de Liderança (Teoria DISC, de William Moulton Marston).
- Gestão de Conflitos por Perfil Comportamental.
- Delegação e Motivação conforme o Perfil.
- Como Formar Equipes Altamente Complementares.
- Gestão Estratégica baseada no Comportamento Humano.
- Liderança e competências para o setor público através da gestão de pessoas.
Estratégia de metas para o setor público
- Os princípios para definir e realizar metas (SMART)
- Planejar é preciso, executar é inegociável”
- Como planejar metas públicas com clareza e impacto social
- Alinhamento entre metas individuais, coletivas e institucionais
- Modelo de Execução Consistente (Método Líder de Líderes de Paulo Vieira)
- Delegação com supervisão e controle
- Gestão por indicadores e celebração de resultados
O legado do líder público: servir, crescer, multiplicar
- A liderança que permanece: multiplicação e legado.
- Como formar novos líderes dentro da estrutura pública.
- Além da capacitação: desenvolvimento de líderes para o setor público.
- Características do líder inovador no setor público.
- Plano de desenvolvimento contínuo da liderança.
- Encerramento com plano pessoal de ação e compromisso público.
METODOLOGIA
O curso acontecerá na modalidade presencial, sendo organizado em 5 encontros de 2h30. Além disso, estão previstas leituras obrigatórias e acesso a ferramentas exclusivas de gestão de pessoas, que contabilizam 1h30 de atividade extraclasse.
As metodologias utilizadas serão:
- Apresentação teórico-expositiva dialogada.
- Apresentação de técnicas para desenvolvimento de inteligência emocional.
- Uso de ferramentas de execução, gestão, cultura, identidade e liderança.
- Prática de linguagem inspiradora, simples e aplicável à gestão pública.