Parcerias com o Terceiro Setor
É crescente o número e relevância das parcerias entre o Poder Público e o Terceiro setor. Com essas parcerias, o papel do servidor público também passa por significante transformação em suas atribuições, responsabilidades e deveres, devendo estar, cada vez mais, qualificado e preparado para essas funções.
Com base na Lei nº 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC) e no Decreto Municipal nº 57.575/2016, o curso “Sou gestor de parcerias, e agora?” visa fortalecer o papel estratégico do servidor público na condução qualificada dessas parcerias.
Busca também apresentar aos servidores os aspectos legais, operacionais e práticos da gestão de parcerias, em especial sobre seu papel como gestor no monitoramento e avaliação da execução e alcance dos objetivos, a análise de prestações de contas, a comunicação com as organizações parceiras e a implementação de boas práticas institucionais.
Ao mesmo tempo, será realizada exposição sobre “Ética e Integridade” nas parcerias com o terceiro setor.
Ao reconhecer o servidor como elo essencial entre o Estado e as OSCs, o curso busca também valorizar esse profissional e fomentar uma cultura de boas práticas, aprendizado contínuo e cooperação intersetorial.
OBJETIVOS:
Capacitar servidores públicos para atuarem de forma responsável, ética e eficaz na gestão de parcerias com organizações da sociedade civil, com base na Lei nº 13.019/2014 (MROSC) e Decreto 57.575/2016, com foco em práticas de integridade, compliance e monitoramento e avaliação qualificados das parcerias públicas
Apresentar, refletir e compreender o papel do servidor público como gestor de parcerias com o terceiro setor, com destaque para sua responsabilidade e atribuições deste novo papel.
Apresentar e refletir a respeito dos instrumentos e práticas de monitoramento e avaliação nas parcerias públicas.
Refletir sobre a importância do conceito de Compliance e Integridade no setor público e na gestão das parcerias.
Apresentar os aspectos legais da gestão de parcerias e sua relação com o servidor que atua como gestor.
Apresentar e refletir a respeito de boas práticas na gestão de parcerias.
CONTEÚDO
EVENTO PRESENCIAL – 2hrs
Evento de lançamento do curso “Sou gestor de parcerias, e agora? Um Guia para Servidores na Gestão de Parcerias com o Terceiro Setor “.
Estarão presentes servidores e servidoras da PMSP matriculados no curso e que atuam como Pessoas Gestoras nas parcerias com o terceiro setor, celebradas no âmbito do MROSC.
Além de apresentação da capacitação, será promovida palestra sobre a atuação do servidor municipal como Pessoa Gestora, painel de parcerias com o terceiro setor, troca de experiências, entre outros.
INTRODUÇÃO
MÓDULO 1 – Aspectos normativos
MÓDULO 2 – Sou Gestor de parcerias, e agora? Desafios e transformações no papel do servidor.
MÓDULO 3 – Integridade, Compliance e Ética nas Parcerias
Abordando temas como:
MÓDULO 4 – Boas práticas e aprendizados
ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL
METODOLOGIA
O curso será lançado por meio de um encontro presencial, com cerca de 2 horas, com participação de servidores que atuam com as parcerias com o terceiro setor para breve exposição dos temas e diálogo.
Os demais conteúdos serão ministrados em formato EAD pelo Moodle, com carga horária de cerca de 5hs (4hs de conteúdo, mais 1 hora para atividades).
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
LARISSA DIANA MICHELAM (Coordenadora)
Minibio: Larissa Michelam, 41 anos, é Coordenadora da área de Parcerias com o Terceiro Setor, da Secretaria Municipal de Gestão. É também servidora efetiva da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo desde 2016. Atuou na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (2016 a 2018), na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (2018 a 2020) e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (2020 a 2025), onde foi Coordenadora de Planejamento e Informação (2023), e Diretora de Parcerias (2024-2025). Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho (2022), foi pesquisadora convidada (2021-2022) do Urban Studies Lab (atualmente City 4.0 Lab), da Queensland University of Technology (QUT), Austrália. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-graduação em Inteligência Competitiva pela Fundação Instituto de Administração (2010). Tem formação e experiência em Gestão de Projetos e Gestão de Processos Organizacionais.
SÔNIA FRANCINE GASPAR MARMO (EDUCADORA)
Minibio: Soninha Francine, 58 anos, formou-se em Magistério no Segundo Grau (hoje Ensino Médio) e em Comunicação Social, com especialização em Cinema, da Escola de Comunicação e Artes da USP. Tem uma pós-graduação em Gestão Pública com trabalho de pesquisa sobre o Censo da População em Situação de Rua. Depois de anos de experiência em meios de comunicação (MTV, TV Cultura, ESPN-Brasil, Rádios Globo-CBN, Folha de São Paulo e Revista Vida Simples, entre outros), como redatora, diretora, apresentadora, comentarista esportiva e colunista, migrou para a área pública. Exerceu dois mandatos como vereadora na Câmara Municipal de São Paulo (2005 – 2008 e 2017 – 2020). Além dos inúmeros Projetos de Lei aprovados, foi integrante da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Administração Pública (primeiro mandato) e vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (segundo mandato). No primeiro mandato foi proponente e relatora da CPI do Trabalho Análogo à Escravidão e da Comissão de Estudos sobre Mudanças Climáticas; no segundo, presidiu a Comissão de Políticas para Criança e Adolescente, foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, relatora da CPI da Mulher e sub-relatora do Orçamento para Cultura e Assistência Social, além de integrante da Mesa Diretora. No Executivo, dentre outros cargos, foi Subprefeita da Lapa, Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual na Secretaria Estadual de Justiça e Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. No momento, exerce a função de Assessora Técnica do Gabinete da Companhia Metropolitana de Habitação da cidade de São Paulo – COHAB-SP.
LAÍS VITÓRIA DOS SANTOS (EDUCADORA)
Minibio: Gestora de Políticas Públicas pela USP e cursando MBA em Gestão de Projetos (USP), atuou entre 2019 e 2025 na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), como Assessora do Departamento de Parcerias. Atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Parcerias com o Terceiro Setor – COPATS, na Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), como Assessora. Tem em sua trajetória experiências relacionadas às parcerias com o terceiro setor, editais de chamamento público e aplicação de linguagem simples aos instrumentais de parcerias.
JOÃO TONNERA JUNIOR
Minibio: Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra. Procurador do Município de São Paulo desde 2009 atuando, inicialmente, no contencioso judicial de políticas públicas. Desde 2018 integra a equipe da Corregedoria Geral do Município de São Paulo onde teve a oportunidade de participar de investigações e sindicâncias envolvendo parcerias com o Terceiro Setor. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Divisão de Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas.
SOU GESTOR DE PARCERIAS, E AGORA? UM GUIA PARA SERVIDORES NA GESTÃO DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR – HÍBRIDO (209/25)
Data de formação: 19/11/2025
Servidores públicos da PMSP que atuam com as parcerias com entidades do terceiro setor, em especial na função de gestores de parceria, e em atividades de análise, monitoramento e avaliação.