Compras Públicas
O evento pretendido visa adicionar contribuição aos esforços da PMSP para o aprimoramento da gestão pública, ao fornecer subsídios para fortalecer rotina dos servidores que atuam em suas unidades como agentes de contratação. Os temas intencionam fomentar a reflexão e o debate sobre a promoção de maior eficiência, transparência e segurança jurídica no dia a dia de quem atua com a execução dos contratos administrativos municipais.
Essa é a primeira de uma série de ações planejadas a serem realizadas ao longo de 2025, com o intuito de:
– Ampliar a frente de capacitação continuada já existente aos agentes públicos responsáveis pela gestão e fiscalização contratual;
– Uniformizar procedimentos e disseminar boas práticas, reduzindo a assimetria de informações;
– Mitigar riscos operacionais e jurídicos, fomentando a prevenção de falhas que possam comprometer a execução dos contratos e gerar prejuízos ao erário;
– Aprimorar a articulação entre os profissionais da área, promovendo o intercâmbio de experiências;
– Atualizar os participantes sobre os sistemas e procedimentos operacionais obrigatórios, especialmente no contexto da transição para a nova legislação.
OBJETIVOS:
Fomentar o contato e a integração entre gestores e fiscais de contratos públicos, promovendo a atualização e formação sobre melhores práticas e legislações que regem o tema.
CONTEÚDO
Mesa de Abertura e Palestra 1– Panorama da Implantação da Nova Lei na PMSP e impactos na Gestão e Fiscalização Contratual.
Resumo da abordagem:
Palestra 2: Boas práticas de integridade na gestão e fiscalização de contratos
Resumo da abordagem:
Palestra 3 – Mudanças promovidas pela Lei 14.133/2021 na Gestão e Fiscalização de Contratos – Aspectos Práticos
Resumo da abordagem:
– Visão geral das principais mudanças trazidas pela Lei nº 14.133/2021 com foco na execução contratual em relação à legislação anterior (8666 e 10520):
– Maior ênfase no planejamento e na fase preparatória como base para uma boa execução contratual;
– Redução de subjetividade e maior clareza sobre penalidades durante a execução (consolidação das sanções de impedimento, maior detalhamento sobre os critérios para aplicação de penalidades e reabilitação em caso de impedimento, distinção clara entre multa moratória e compensatória e possibilidades de extinção do contrato);
Palestra 4 – Acompanhamento e documentação da execução contratual
Resumo da abordagem:
– Normativos sobre a fiscalização vigentes no município;
– Registros da execução contratual no Sistema SEI!
– A adoção do contratos.gov como ferramenta oficial de gestão contratual na PMSP:
Interação/exercício prático: Análise e discussão coletiva de casos no formato “oficina”.
METODOLOGIA
O evento ocorrerá no formato presencial e contará com transmissão ao vivo via YouTube. O início ocorrerá às 9hs, com 30 minutos para recepção com café de boas-vindas.
Às 9h30 terá início a mesa de abertura (Tema: “Panorama da implementação da Nova Lei na PMSP e impactos na Gestão e Fiscalização Contratual”), com a Secretária de Gestão, Marcela Arruda, o Coordenador de COBES, João Greco e autoridade representante da CGM.
Em seguida, a 2ª palestra terá como tema “Mudanças promovidas pela 14.133/2021 na Gestão e Fiscalização de Contratos – Aspectos Práticos”, com Rafael Bíscaro.
A 3ª palestra será sobre “Boas práticas de integridade na gestão e fiscalização de contratos”, conduzida por representante da CGM.
Após o intervalo do almoço, a 4ª e última palestra será conduzida por representante de SEGES/COBES e versará sobre o “Acompanhamento e documentação da execução contratual – Sistema SEI! e Contratos.gov.br”.
Após, os participantes participarão de oficinas nas salas disponíveis e será ofertado um café ao final do evento, previsto às 17h15
A certificação será concedida aos que participarem de todo o evento presencialmente, mediante preenchimento de dois formulários de presença (manhã – entrada + tarde – salas das oficinas)
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
CAROLINA SCIAROTTA (COORDENADORA)
Minibio: Graduada em História com Especialização em Gestão Pública, é servidora da Prefeitura de São Paulo desde 2013. Foi Coordenadora de Transparência e Controle Interno e Coordenadora da Gestão de Contratos de Serviços e Aquisições entre 2018 e 2021, na Secretaria Municipal de Educação. Afastou-se da Administração Pública por breve período, no qual atuou como Analista de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil (OKBR), apoiando o desenvolvimento de ferramentas cívicas, análises de políticas públicas e articulação de redes. Retornou à PMSP em 2022, como Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) e hoje integra a equipe da Coordenadoria de Bens e Serviços (COBES) da Secretaria Municipal de Gestão.
MARCELA ARRUDA
Minibio: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, Marcela é graduada pela Universidade Braz Cubas. Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acumula ainda especializações em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista e em Direito Constitucional pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Iniciou carreira profissional trabalhando com projetos relacionados ao fortalecimento de políticas públicas. Atua na advocacia há 14 anos com temas do direito administrativo, compliance e eleitoral. Integra o Conselho Deliberativo da Associação Transparência Brasil, o Conselho e o Comitê de Administração e Ética do Centro de Estudos da Sociedade de Advogados (CESA), dos quais está licenciada para o exercício da função pública.
JOÃO PAULO DE BRITO GRECO – COORDENADOR – SEGES/COBES
Minibio: Graduado em Psicologia pela PUC-SP e Direito pela USP. Servidor público desde 2009, com experiência na fiscalização de políticas públicas no Ministério Público do Estado de São Paulo, desde 2016 é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, com atuação em todo o ciclo das políticas públicas. Desde 2022, está trabalhando na implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal 14.133/2021) no âmbito da Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES da Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, cuja gestão assumiu em abril de 2023.
REGINA HELENA SUZANO ARANTES MIKALAUSKAS
Minibio: Advogada com 25 anos de inscrição na OAB/SP, pós-graduada em Direito Público, possui sólida trajetória na Administração Pública, onde atua há quase uma década. Ao longo de sua carreira, acumulou experiência nas esferas judicial e consultiva, com destaque para sua atuação em órgãos estratégicos da Prefeitura de São Paulo. Desenvolveu atividades na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e na Secretaria Municipal da Fazenda, participando de todas as etapas do ciclo de contratações públicas. Desde 2023 assessora a Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços da Secretaria Municipal de Gestão na condução de processos de compras e contratações e na implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 14.133/2021) em toda a PMSP, com foco na modernização, sustentabilidade, conformidade legal e eficiência administrativa.
RAFAEL HENRIQUE BISCARO
Minibio: Gestor de Políticas públicas. Bacharel pela universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em gestão da administração pública pela universidade federal fluminense (UFF), Especialista em licitações e contratos, formado pregoeiro especialista em pregão presencial e eletrônico pela FUNDAP.
(137/25)
Data de formação: 25/09/2025
Para saber mais sobre o Programa CLIQUE AQUI.
Servidores que atuem como gestores e/ou fiscais de contratos da PMSP.