Conheça nossos programas e projetos e descubra como estamos transformando o aprendizado e o desenvolvimento profissional no setor público.
O Colegiado das Escolas de Governo do Município de São Paulo, da Secretaria Municipal de Gestão, tem por finalidade potencializar as atividades voltadas ao desenvolvimento de agentes públicos municipais, por meio da colaboração entre as diferentes escolas e centros dedicados a esse campo de atuação, com vistas a contribuir para a elevação dos níveis de eficácia, eficiência e efetividade da Administração Pública Municipal.
Poderão participar do CONSEGOV, como observadores, outras entidades congêneres vinculadas a outros poderes ou esferas, assim como representantes de órgãos da Prefeitura interessados em criar escolas ou centros de capacitação.
O CONSEGOV é responsável por incentivar e promover a disseminação da cultura de formação profissional e desenvolvimento contínuo; trocar experiências e potencializar recursos e iniciativas das escolas e centros participantes do Colegiado; formular os indicadores de desempenho da Política Municipal de Capacitação; aprovar os instrumentos executivos da Política Municipal de Capacitação; deliberar sobre a instituição de escolas de governo e centros de formação da Administração Pública Municipal; orientar os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional na definição da alocação de recursos para fins de capacitação de seus servidores; promover a disseminação da Política Municipal de Formação e Aperfeiçoamento de Pessoas entre os dirigentes dos órgãos e das entidades, os titulares das unidades de recursos humanos, os responsáveis pela capacitação e os servidores públicos municipais; elaborar o seu regimento interno.
A Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) coordenará o funcionamento do CONSEGOV, exercendo sua Secretaria Executiva.
Não há membros da sociedade civil no CONSEGOV.
O Programa de Residência em Gestão Pública na Prefeitura de São Paulo, visa selecionar pessoas com formação de nível superior para uma experiência profissional no setor público municipal, a serem alocadas em diversos órgãos da Administração Municipal
Os residentes poderão atuar em qualquer órgão da Prefeitura de São Paulo, cumprindo jornada semanal de 30 (trinta) ou 40 (quarenta) horas.
Os candidatos deverão passar por processo seletivo realizado por meio de prova de caráter classificatório e eliminatório, composto por prova objetiva e discursiva.
O Programa Municipal de Linguagem Simples tem por objetivo simplificar a linguagem que a Prefeitura de São Paulo usa na comunicação com a população. O Programa busca em suas ações: I. Capacitar servidores e servidoras da PMSP para que se comuniquem de maneira mais simples; II. Divulgar a pauta de linguagem simples na prefeitura, de modo a fortalecer a importância do tema; e III. Simplificar documentos públicos para que qualquer pessoa possa localizar, entender e usar as informações transmitidas pela Administração Pública.
Programa de gestão do conhecimento que visa construir capacidades para inovar através da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo. Para isso, o CopiCola identifica e sistematiza práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos dentro da Prefeitura de São Paulo, gerando conteúdo útil e didático; promove uma divulgação ampla e facilita a conexão entre os atores e potencializa o aprendizado a partir dos casos registrados.
Premia Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para reconhecer e premiar pessoas servidoras que inovam e fortalecem, a partir de projetos autorais, a cultura da inovação na administração municipal. Além disso, empresas, organizações da sociedade civil, startups e universidades também podem ser premiadas. O prêmio é organizado pela Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).
O principal problema enfrentado por esse projeto foi a baixa avaliação dos canais digitais da prefeitura pelos cidadãos, que classificavam o site como complexo, poluído e com linguagem difícil, resultando em uma alta taxa de rejeição. Para apoiar a Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização do Serviço Público (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia a resolver os desafios, o Lab11 desenhou um processo que permitisse, ao mesmo tempo, construir uma solução para o problema e desenvolver capacidades para inovar na equipe. Ao longo do projeto, mais de 320 cidadão foram consultados, permitindo que o Portal fosse reformulado, tornando-se mais eficiente e simples para o usuário. Como resultado, houve uma redução em 30% da desistência de cidadãos ao buscar um serviço.
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