Políticas Públicas e Experiência do Cidadão
O problema da segurança urbana assola as principais metrópoles mundiais, especialmente aquelas localizadas em países em desenvolvimento, como é o caso da cidade de São Paulo. Para garantir uma São Paulo mais segura, é fundamental conscientizar os servidores públicos sobre seus papéis ativos na construção de políticas de enfrentamento à violência, levando-os à reflexão sobre os principais problemas da cidade e à construção de medidas paliativas para lidar com a complexidade do tema.
OBJETIVOS:
A oficina “A Cidade e a Sensação de Segurança” visa ampliar a participação social na construção de uma cidade mais segura. Por meio de participação interativa e aprendizagem baseada em problemas, a oficina abordará temas como prevenção da violência, mediação de conflito, cultura de paz, uso seguro de espaços públicos e legislações especificas.
CONTEÚDO
MÓDULO I – TÓPICOS
Sensação de insegurança
Sensação de Segurança
Triângulo do Crime
Teoria das Janelas Quebradas
Segurança Urbana
Segurança Pública
MÓDULO II – TÓPICOS
Classes Vulneráveis
Histórico da Segurança Pública no Brasil
Constituição Federal – Artigo 144
Tema de Repercussão Geral 656 / PLO 8/2017 / PEC 18/2025.
Lei Municipal 10.115/1986.
Lei Municipal 13.396/2002 – Decreto Municipal 50.388/2009.
METODOLOGIA
Participativa e interativa - A exposição dialogada, com o apoio de slides, abordará conceitos, teorias e legislações. As discussões foram planejadas para garantir a participação ativa de todas as pessoas participantes. Este evento formativo será gravado. Para certificação, é necessário participar de 100% da carga horária e registrar a presença no formulário eletrônico.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
RICARDO DAHER GONÇALVES DIAS TEIXEIRA [COORDENADOR]
Minibio: Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Ciências Sociais pela universidade de São Paulo e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Iniciou a carreira como estagiário na Coordenadora de Governo Aberto, em 2022. De 2023 a 2024, trabalhou na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema. Em 2025, retornou à Equipe de Formação e Pesquisa da Coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, como assessor técnico.
MARIA DAS DORES ALVES DE OLIVEIRA
Minibio: Bacharel em Direito, com pós-graduação em gestão de políticas preventivas para a violência, direitos humanos e segurança pública e mestrado em cidades inteligentes e sustentáveis. Trinta e um anos de trabalho na Prefeitura da Cidade de São Paulo, 27 anos na GCM/SP e 04 anos na SMSU.
Inscrição até às 14 horas do dia 10/11/2025
Datas de formação: 17/11 – 21/11 e 24/11/2025
Agentes Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo.