Transformação Digital
Entender o papel transformador das ferramentas de inteligência artificial, utilizando-as como aliadas, tem sido um desafio para uma gama de servidores públicos. Neste sentido, é de suma importância demonstrar formas de explorar a inteligência artificial na rotina de trabalho. A formação visa demonstrar como ferramentas de inteligência artificial podem auxiliar na análise de dados públicos e geração de relatórios, otimizando o trabalho de servidores atuantes na área, o que acarreta ganho de tempo e facilita a tomada de decisão por gestores públicos.
OBJETIVOS:
A oficina objetiva apresentar a Inteligência Artificial como ferramenta para analisar dados públicos e gerar relatórios, variáveis que auxiliam na tomada de decisões políticas.
Maior conhecimento do site Participe Mais, suas consultas públicas disponíveis e de como extrair informações dos dados publicados.
Conhecimento de aplicações práticas que se utilizam análise de dados, inteligência artificial e dados públicos estruturados e não estruturados.
Incentivo a identificação de outras oportunidades de aplicação e de como iniciar as coletas e análises de dados.
CONTEÚDO
– Abertura e Contextualização.
– Apresentação da oficineira e dos conceitos de Governo Aberto.
– O Problema na Prática: A Consulta Pública do Orçamento 2025.
– Apresentação do Participe Mais, das consultas públicas e Programa de Metas.
– Navegação pela consulta pública do Programa de Metas para demonstrar o volume e a complexidade das contribuições recebidas.
– Desafio operacional e analítico devido ao alto volume de dados.
– Exposição de propostas reais, selecionadas com base no interesse dos participantes presentes, para ilustrar a diversidade das demandas.
– Estudo de Caso Prático
– Apresentação da Metodologia: Demonstração da solução com exposição de trechos de código e explicação das tecnologias utilizadas: Python, Pandas, Google Gemini.
– Discussão sobre os desafios reais encontrados, como a alta quantidade de dados, a otimização do tempo de análise e os ajustes necessários nos comandos para a Inteligência Artificial.
– Exibição dos relatórios e painéis visuais gerados pela análise, destacando:
– O ranking dos temas mais recorrentes.
– Participação em cada distrito e subprefeitura
– Dúvidas e Aplicações Futuras
– Sessão aberta para esclarecimento de dúvidas sobre a metodologia e os resultados.
– Outras possíveis aplicações da ferramenta (por exemplo, análise de demandas do SP156), explorando o potencial para outras áreas da gestão.
METODOLOGIA
A oficina emprega metodologias ativas que incentivam a participação nas discussões, focando na aplicação prática e na resolução de problemas reais da gestão pública.
A abordagem combina a Aprendizagem Baseada em Problemas, partindo de um desafio concreto, com o Estudo de Caso aprofundado da Consulta Pública do Programa de Metas. O conteúdo é apresentado através de uma Exposição Dialogada utilizando linguagem simples e acessível, e incentivando a participação constante.
Após a exposição do estudo de caso, será feito um bate papo para que o grupo explore coletivamente novas aplicações para a tecnologia.
Interação direta para potencializar o diálogo através do chat e áudio.
Recursos visuais em tela compartilhada (slides) para apresentação de informações
Navegação pela internet em sites e na ferramenta criada
Este evento formativo será gravado. Para certificação será necessário que a pessoa cursista participe de 100% do evento e registre presença no formulário eletrônico.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
RICARDO DAHER GONÇALVES DIAS TEIXEIRA [COORDENADOR]
Minibio: Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Ciências Sociais pela universidade de São Paulo e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Iniciou a carreira como estagiário na Coordenadora de Governo Aberto, em 2022. De 2023 a 2024, trabalhou na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema. Em 2025, retornou à Equipe de Formação e Pesquisa da Coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, como assessor técnico.
CAROLINA AURÉLIO BORGES
Sou formada em Ciência da Computação há mais de 20 anos e tenho uma recente Pós-graduação em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município. Tenho experiências profissionais, acadêmicas e voluntárias sobre controle social das políticas públicas, tecnologia e comunicação. Sou mantenedora do movimento chamado Ocupa Mãe, que desde 2018 incentiva mães e crianças a participarem de espaços políticos como conselhos, audiências e consultas públicas. Também fui integrante do 3° Fórum de Gestão Compartilhada. Fui oficineira pelo edital Agente de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo nos anos de 2024, 2021 e 2020. Em 2024 fui reconhecida com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Crianças e Adolescentes pela Prefeitura de São Paulo, devido a atividades relacionadas com cidadania para mães, crianças e jovens. Conquistei, em julho de 2022, o segundo lugar no hackathon do Governo Federal sobre licitações públicas, e em janeiro de 2022 o segundo lugar na Hackatona promovida pela Agência São Paulo de Desenvolvimento da prefeitura de São Paulo sobre a temática da mulher e economia do cuidado. Em maio de 2025, elaborei uma ferramenta que classificava as propostas para o programa de metas em categorias e ordenava por ordem de assunto e quantidade de apoios, facilitando a divulgação das propostas para a população. Na elaboração da ferramenta, foram usados conhecimentos em dados abertos, inteligência artificial e gestão pública.
Agentes públicos municipais que trabalham com análise de dados.