Inovação no Setor Público
A crescente digitalização das cidades apresenta oportunidades de inovação na gestão pública, acesso a serviços e participação cidadã, mas também amplia desigualdades sociais, especialmente para grupos com baixo letramento digital. A oficina busca contribuir para a formação crítica dos agentes públicos municipais diante dessas transformações, fortalecendo a compreensão sobre o papel da tecnologia e fomentando estratégias que equilibrem inovação com inclusão social. Dessa forma, a proposta auxilia a Administração Pública a compreender e a enfrentar os desafios de garantir o direito à cidade em um contexto digital.
OBJETIVOS:
Debater as potencialidades e os obstáculos para a construção de uma cidade digital: das facilidades de acesso à necessidade de letramento digital para a população.
– Identificar os potenciais benefícios e os obstáculos relacionados à digitalização urbana, incluindo acesso, inclusão e letramento digital.
– Analisar as transformações históricas e atuais que moldam a relação entre tecnologia, sociedade e espaço público.
– Estimular a reflexão sobre cenários futuros e os possíveis desdobramentos das inovações digitais na vida urbana.
– Debater como o espaço público absorve e manifesta os impactos da cultura digital.
CONTEÚDO
As cidades ao longo do tempo;
A grande transformação digital no século XX;
Cidades adaptadas para o contexto digital;
Smart Cities e o Pacto para o Futuro.
METODOLOGIA
Exposição de slides com principais temas abordados, de acordo com a especificidade do grupo;
Apresentação dos temas da oficina ilustradas com trechos de textos e vídeos curtos;
Discussão com o grupo.
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
RICARDO DAHER GONÇALVES DIAS TEIXEIRA [COORDENADOR]
Minibio: Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Ciências Sociais pela universidade de São Paulo e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Iniciou a carreira como estagiário na Coordenadoria de Governo Aberto, em 2022. De 2023 a 2024, trabalhou na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema. Em 2025, retornou à Equipe de Formação e Pesquisa da Coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, como assessor técnico.
CAROLINE FLÁVIA CASIMIRO RAMOS
Minibio: Caroline Ramos é educadora, pesquisadora e escritora. Formou-se em Filosofia (Unifesp, 2015) e é graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Desenvolve oficinas, jogos, processos criativos e materiais educativos nas áreas de arte, cultura e cidadania.
LIVE (155/25)
Inscrição até às 14 horas do dia 20/10/2025
Data de formação: 24/10/2025
Agentes públicos municipais da Prefeitura de São Paulo de áreas relacionadas à inovação, inclusão digital, gestão urbana e participação cidadã, e demais agentes interessados em refletir sobre os impactos da digitalização na vida coletiva e no espaço público.