Políticas Públicas e Experiência do Cidadão
Discutir sustentabilidade na atualidade é urgente e fundamental, especialmente no Município de São Paulo. Cotidianamente, a cidade enfrenta desafios concretos, como enchentes, ilhas de calor e poluição. São fragmentos de um estilo de vida mundialmente implantado de forma desgovernada. A aceleração do crescimento populacional, povoamento das grandes cidades desconsiderando as questões ambientais acarretou danos irreversíveis ao planeta. Olhar para problemas que vêm se acumulando ao longo do tempo sob uma perspectiva inovadora nos permitirá mitigar alguns deles, como a questão da saúde pública. O aumento da qualidade de vida dos cidadãos reduzirá o impacto orçamentário aos cofres públicos. É também uma questão de justiça socioambiental, vez que os impactos negativos afetam desproporcionalmente as periferias e populações mais vulneráveis. Portanto, o debate é crucial para a resiliência econômica e a equidade social, representando um grande passo para transformar a metrópole em um lugar mais usto, saudável e preparado para o futuro de seus habitantes.
OBJETIVOS:
A oficina visa apresentar aos alunos o que é a agenda 2030, o que são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, demonstrando esses conceitos e suas aplicações ao contexto da administração pública.
Espera-se que o aluno:
– Entenda e saiba explicar o que é a Agenda 2030;
– Conheça, entenda e saiba explicar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
– Correlacione os conceitos aprendidos ao cotidiano na Administração Pública.
CONTEÚDO
Aula 1- Histórico sobre sustentabilidade;
Aula 1 – Origem dos ODS;
Aula 1 – ODS: expandindo conhecimento (dinâmica para que os participantes conheçam melhor os ODS);
Aula 2 – Práticas dos ODS dentro do meu território;
Aula 2 – Apresentação das práticas.
METODOLOGIA
Atividade será realizada em formato de apresentação e dinâmica, breve histórico sobre sustentabilidade, teoria sobre os ODS e Agenda 2030.
Após a identificação e contextualização, os participantes terão um momento para realizar atividade em grupos, para identificarem quais ODS podem ser aplicadas em seus contextos de vida e trocarem informações com seus colegas.
Os participantes irão estabelecer metas e ações práticas (possíveis) dentro do que foi identificado em seu contexto de trabalho.
Para certificação será necessário que a pessoa cursista participe de 100% do evento e registre presença na lista eletrônica
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
RICARDO DAHER GONÇALVES DIAS TEIXEIRA [COORDENADOR]
Minibio: Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Ciências Sociais pela universidade de São Paulo e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Iniciou a carreira como estagiário na Coordenadoria de Governo Aberto, em 2022. De 2023 a 2024, trabalhou na Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema. Em 2025, retornou à Equipe de Formação e Pesquisa da Coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, como assessor técnico.
ANA CAROLINA DANIELE
Minibio: Graduada em Comunicação Social, Pós Graduada em Marketing de Serviços e em Gestão Ambiental. Iniciou a carreira na área de educação, atuando como professora de inglês e em 2013 fundou a Arumã Brasil, empresa de educação para sustentabilidade regenerativa. Realiza oficinas, cursos, palestras, treinamentos, dinâmicas e vivências.
PRESENCIAL (178/25)
Datas de formação: 07/11 e 10/11/2025
Para saber mais sobre o Programa CLIQUE AQUI.
Agentes públicos municipais da Prefeitura de São Paulo.