Gestão de Pessoas

CONVERSA DE SERVIDOR – COMO MELHORAR SERVIÇOS PÚBLICOS COM FOCO NA PESSOA USUÁRIA? – PRESENCIAL

Carga horária

2 horas

Modalidade

Presencial

Certificado

Validação 313/2025

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Sobre o curso

CONVERSA DE SERVIDOR – COMO MELHORAR SERVIÇOS PÚBLICOS COM FOCO NA PESSOA USUÁRIA?  

O projeto visa o compartilhamento de conhecimento, metodologias e ferramentas para mobilizar comunidades de práticas de inovação pública. Especificamente, busca fortalecer as capacidades de servidoras e servidores públicos municipais no sentido de identificar problemas de usabilidade e melhorar a qualidade de serviços públicos a partir do conceito e técnicas de Experiência da Pessoa Usuária. 

OBJETIVOS: 

Capacitar servidores e servidoras para compreensão dos princípios de Experiência da Pessoa Usuária e de sua aplicação à administração pública.  

Específicos:
– Entender conceito de UX (experiência da pessoa usuária). 
– Mostrar ferramentas e técnicas de UX. 
– Mostrar como encontrar pontos a melhorar em serviços ou produtos. 
– Saber como preparar um teste de usabilidade e a sua utilidade  

CONTEÚDO  

Conversa do Servidor: Experiência da Pessoa Usuária 
– Roda de Apresentação 
– Explicação de Experiência da Pessoa Usuária 
– Ferramentas de usabilidade 
– Atividade prática: realize um teste de usabilidade 
– Apresentação teste de usabilidade Simplifica AI  

METODOLOGIA  

Oficina interativa com servidoras e servidores públicos municipais, através de slides com imagens e texto, seguidos de uma atividade prática e discussão. Para a certificação será necessário registrar a presença e ter a participação em 100% do evento. 

PÚBLICO-ALVO (Sociedade civil: Sim Não) 

Agentes Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo. 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES 

COORDENADOR/EDUCADOR:
OLIVIA FORAT MONTERO [COORDENADORA]  
Minibio: Educadora, pesquisadora social e servidora pública. Mestre pelo programa Erasmus Mundus de estudos latino-americanos (LAGLOBE), com graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É assessora do Laboratório de Inovação Pública – Lab11, sendo responsável pelo Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo. Entre 2018 e 2024 atuou em diversas organizações do terceiro setor, tendo experiência com direitos humanos, facilitação e articulação política.

PEDRO HENRIQUE MARIN MARTINS [EDUCADOR] 
Minibio: Pedro Henrique Marin Martins é estagiário em Design de Serviços no Lab11, Laboratório de Inovação Pública de São Paulo. Está em formação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Design de Interação, com previsão de conclusão para 2026.  Atualmente, desenvolve atividades relacionadas à Linguagem Simples, Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento, com foco em Design Centrado no Usuário e Design Gráfico. Faz parte de iniciativas que utilizam análise de comportamento para desenvolver ou melhorar o desenho de serviços e produtos que atendam às necessidades de pessoas usuárias. 

Informações de acesso

PRESENCIAL (119/25)
Inscrição até às 14 horas do dia 11/08/2025
(a confirmação será enviada por e-mail)
FORMAÇÃO VALIDADA SOB NÚMERO 313/2025
CLIQUE AQUI para mais informações do curso.

Datas de formação: 27/08/2025

Horários: 18h30 às 20h30
Endereço: Rua Boa Vista, nº 280 (4º andar) – Centro – São Paulo/SP.

Critérios de seleção de candidatos

PÚBLICO-ALVO
Agentes Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo.

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Imagem Ilustrativa

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