Inovação no Setor Público
A adoção de linguagem simples na administração pública é uma prática alinhada aos princípios constitucionais da publicidade, eficiência e transparência. Em um cenário de crescente demanda por serviços públicos mais acessíveis e inclusivos, a clareza na comunicação entre governo e população se torna um fator estratégico para o fortalecimento da democracia e da cidadania.
Desde sua criação, o Programa Municipal de Linguagem Simples tem promovido avanços significativos na cultura institucional da Prefeitura, com impacto em documentos normativos, formulários, sites, cartas de serviço, entre outros.
A Simplifica AI é uma estratégia para impulsionar a escala do Programa. Os testes realizados pela equipe do Lab11 com novas pessoas usuárias indicam que a ferramenta reduz significativamente o tempo de simplificação de quem já tem experiência com linguagem simples, colaborando para uma utilização mais ampla das diretrizes do Programa.
OBJETIVOS:
A sensibilização de servidores e servidoras da Prefeitura quanto à importância da Linguagem Simples, além de técnicas e ferramentas para implementá-la em seu dia a dia de trabalho.
– Conhecer a história do Programa Municipal de Linguagem Simples
– Saber as 10 diretrizes de linguagem simples
– Apresentação de ferramentas e materiais de apoio
– Conhecer a Simplifica AI: a inteligência artificial para simplificação de textos da Prefeitura de São Paulo
CONTEÚDO
METODOLOGIA
Oficina interativa com servidoras e servidores públicos municipais, através de slides com imagens e texto, seguidos de uma atividade prática e discussão. Para a certificação será necessário registrar a presença e a participação em 100% do evento.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
OLIVIA FORAT MONTERO [COORDENADOR]
Minibio: Educadora, pesquisadora social e servidora pública. Mestre pelo programa Erasmus Mundus de estudos latino-americanos (LAGLOBE), com graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É assessora do Laboratório de Inovação Pública – Lab11, sendo responsável pelo Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo. Entre 2018 e 2024 atuou em diversas organizações do terceiro setor, tendo experiência com direitos humanos, facilitação e articulação política.
PEDRO HENRIQUE MARIN MARTINS [EDUCADOR]
Minibio: Pedro Henrique Marin Martins é estagiário em Design de Serviços no Lab11, Laboratório de Inovação Pública de São Paulo. Está em formação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Design de Interação, com previsão de conclusão para 2026. Atualmente, desenvolve atividades relacionadas à Linguagem Simples, Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento, com foco em Design Centrado no Usuário e Design Gráfico. Faz parte de iniciativas que utilizam análise de comportamento para desenvolver ou melhorar o desenho de serviços e produtos que atendam às necessidades de pessoas usuárias.
(190/25)
Para saber mais sobre o Programa CLIQUE AQUI.
Agentes Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo.