Políticas Públicas e Experiência do Cidadão
A Ouvidoria tem entre suas atribuições a promoção do controle, a participação social e combate à corrupção e a práticas irregulares ou ilícitas, tendo as denúncias importância essencial nesse aspecto. Nesse sentido, em observância à Lei 13.288/2002 e à Lei nº 16.488/2016, bem como para o fortalecimento de ambiente de trabalho seguro e ético, é importante capacitar os agentes públicos municipais quanto às condutas consideradas inadequadas, especificidades dos assédios, aos canais de denúncias, às consequências legais e emocionais, bem como sobre a importância de adotar comportamentos éticos.
OBJETIVOS
O curso busca capacitar os participantes com informações necessárias para identificar, combater e prevenir assédio moral e assédio sexual na Prefeitura de São Paulo, compartilhando conhecimentos acerca da legislação municipal, acolhimento e tratamento de denúncias.
CONTEÚDO
METODOLOGIA
O curso será ofertado com base em aula expositiva e realização de debate sobre casos. Para certificação o cursista deverá participar de toda formação.
MINIBIO DAS EDUCADORAS
MARIA LUMENA BALABEN SAMPAIO
Ouvidora Geral do Município, advogada especializada em Gestão Pública, Diversidade e Inclusão Socia pela USF, certificada em Ouvidoria Pública e Privada pela UNICAMP e certificada em Mediação de Conflitos pela USF.
GISELLE DE MELO DOS SANTOS
Graduada em Letras e graduanda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a equipe da Ouvidoria Geral do Município desde 2019 e atualmente está como responsável pelo Núcleo de Acolhimento de Denúncias (NAD).
ANA BEATRIZ GUTIERREZ DOS SANTOS
Graduanda em Direito na UNIP – Universidade Paulista. Integra a equipe da Ouvidoria Geral do Município desde 2021 e atualmente atua peno Núcleo de Acolhimento de Denúncias (NAD).
Turma 202/25
Data de formação: 29/04/2025
PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da PMSP, preferencialmente que atuem em Ouvidorias da PMSP ou que trabalhem com o recebimento, tratamento e análise de denúncias.