Políticas Públicas e Experiência do Cidadão
5 horas
EAD
Validação 379/2025
A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma realidade grave e comum no Brasil. Por muito tempo, esse tipo de violência foi tratado como algo menor pela lei. A criação da Lei nº 11.340-2006, mudou esse cenário, reconhecendo a violência como uma violação dos direitos humanos e oferecendo proteção real às vítimas. Mesmo com avanços, muitas mulheres ainda vivem em risco. Por isso, este curso é necessário: para informar, sensibilizar e preparar a sociedade para agir com responsabilidade e empatia
OBJETIVOS:
Promover conhecimento acessível sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, ajudando cada participante a entender o problema, reconhecer os sinais e saber como agir para proteger e apoiar as vítimas.
Apresentar o que é violência de gênero e como ela afeta a vida das mulheres.
Apresentar os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha Lei nº 11.340-2006.
Apresentar políticas e ações de enfrentamento à violência contra mulher, principalmente a rede de enfrentamento à violência contra a mulher da cidade de São Paulo.
Sensibilizar paro o enfrentamento à violência contra as mulheres como uma ação de todas as pessoas.
Incentivar atitudes de respeito, acolhimento e denúncia.
Fortalecer o papel de cada pessoa no enfrentamento à violência.
CONTEÚDO
METODOLOGIA
O curso é composto por 4 (quatro) módulos, com vídeos e materiais de apoio, guiando a pessoa cursista, passo a passo, na jornada de aprendizado. A formação será assíncrona pela plataforma Moodle, para aprovação a pessoa cursista deverá navegar pelos conteúdos e realizar a avaliação final e obter nota 7 (sete).
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
SIMONE HENRIQUE [COORDENADORA]
Minibio: Advogada especialista em Compliance pelo IBCCRIM e Universidade de Coimbra. Doutora e Mestre em Direitos humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Está Coordenadora da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
DANIELE AKAMINE [EDUCADOR]
Minibio: Advogada, com MBA em Economia da Construção, defensora dos direitos humanos, com trajetória marcada na promoção da dignidade, da justiça social e no enfrentamento à violência. Membra da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, atuou como advogada dativa e articuladora de políticas públicas voltadas às populações em situação de vulnerabilidade. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora de Políticas para Mulheres na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo, onde lidera iniciativas de proteção, acolhimento e autonomia das mulheres.
PATRÍCIA VIEIRA SANTOS [EDUCADOR]
Minibio: Psicopedagoga Clínica e Institucional. Mestre em Ciências Humanas Interdisciplinar (UNISA). Graduada em Pedagogia (UNIVESP). Bacharel em Administração. Especialista em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Análise do Comportamento Aplicada-ABA. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Psicanálise. Graduanda de Psicologia (ANHANGUERA). Assessora Técnica II, integrante da equipe técnico-administrativa e pedagógica da Divisão de Educação Continuada na EMASP – Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo. Educadora Institucional Voluntária na EMASP. Professora universitária, palestrante e tutora de curso superior EAD e escritora de livros sobre o processo de ensino-aprendizagem.
MARCIA REGINA VIEIRA DE AGUIAR [EDUCADOR]
Minibio: Pós-graduada em Formação de Docentes para o Ensino pela UNINOVE-SP, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela UMC, graduada em Tecnologia em Gestão de Pessoas pela UNIBAN-MC. Atuo desde 2011 na EMASP como Assessor, hoje na Divisão de Educação Continuada – DIEC/EMASP e Educador Voluntário Institucional desde 2008 nos cursos da Escola de Administração Pública de São Paulo – EMASP.
LÍGIA COELHO JANASI [EDUCADOR]
Minibio: Graduada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, pós-graduanda em Políticas Públicas pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e residente em Gestão Pública na Divisão de Educação Continuada da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP).
O curso tem uma duração total de 05 horas, que você pode completar no seu próprio ritmo dentro de um período de 20 dias. Esse período começa a contar a partir da data da sua inscrição.
Você pode dosar a maneira de realizar conforme sua disponibilidade. A plataforma funciona 24×7, ou seja, todos os dias em qualquer horário.
Para que você aproveite ao máximo o curso, recomendamos que você planeje seus estudos com antecedência. Assim, você garante que terá tempo suficiente para completar todas as atividades antes do prazo final. Lembre-se que o acesso ao curso será encerrado após esse período, então se organize para não perder essa oportunidade!
Fique atento aos prazos e caso necessite de ajuda em relação a plataforma, contate a equipe EMASP EaD: emaspead@prefeitura.sp.gov.br
Empregados de empresas que prestam serviços terceirizados para a Prefeitura, servidores públicos municipais e demais agentes públicos e cidadãos que se interessam pelo tema.