Compras Públicas
Ampliar e difundir as orientações gerais atualizadas sobre o Decreto nº 29.431/1990 é fundamental para assegurar que os servidores públicos municipais que lidam com o tema conheçam e apliquem corretamente as diretrizes legais de uso da frota, padronizem processos de controle, manutenção e alocação de veículos, promovam a adequada transparência dos processos, reduzindo riscos administrativos e legais aos envolvidos. Dessa forma, fortalece-se a governança da frota pública, contribuindo para uma gestão eficiente, segura e em conformidade com as normas legais e administrativas vigentes.
OBJETIVOS:
O objetivo da oficina é orientar e auxiliar os servidores a realizarem todas as ações de caráter operacional e da dinâmica processual em relação aos procedimentos relacionados à locação de veículos.
Espera-se como resultado a disseminação de conhecimentos que agilizem procedimentos internos, com maior conformidade às normas que regem os temas abordados, menos retrabalho e maior previsibilidade administrativa nas rotinas de trabalho dos servidores que atuam nas diferentes necessidades relativas aos processos de locação de veículos na PMSP.
CONTEÚDO
Legislação aplicável aos temas
Regras para gestão cotidiana e instrução processual
Etapas e prazos e responsabilidades envolvidas
Sistema computacional a ser utilizado
Sobre manuais e apoio e orientações técnicas
METODOLOGIA
O evento será no formato de oficina virtual, o primeiro momento será uma breve recepção aos participantes, com apresentação inicial realizada pelo Coordenador de COBES; no segundo momento, segue-se a exposição do conteúdo que será ministrado pelo servidor responsável em COBES; após, haverá reserva de tempo para responder possíveis perguntas dos participantes, recebidas via chat ao longo do transcorrer da Oficina Virtual. Para certificação será necessário que o cursista participe de 100% da formação e preencha o formulário de presença eletrônico.
CARGA HORÁRIA:
2h
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
JOÃO PAULO DE BRITO GRECO
Graduado em Psicologia pela PUC-SP e Direito pela USP. Servidor público desde 2009, com experiência na fiscalização de políticas públicas no Ministério Público do Estado de São Paulo, desde 2016 é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, com atuação em todo o ciclo das políticas públicas. A partir de 2022, está trabalhando na implementação na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 14.133/2021) no âmbito da Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES da Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, cuja gestão assumiu em abril de 2023.
JAISON PONTES DA COSTA
Graduado em Administração e Logística pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós graduado em Gestão da Cadeia de Suprimentos e MBA em Gestão de Supply Chain, Servidor público desde 2022 com experiência em coordenação de analise logística de suprimentos e gestão de transportes, exerceu o cargo de Diretor de Departamento de Gestão de Atas Serviços e Suprimentos-DGASS e atualmente e Diretor da Divisão de Serviços e Contratos Compartilhados-DGSC da Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços COBES da Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, cuja gestão assumiu em Agosto de 2022.
OFICINA VIRTUAL 4 – 2025 – ORIENTAÇÕES SOBRE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE – PROCEDIMENTOS PARA A LOCAÇÃO DE VEÍCULOSNA PMSP – LIVE (139/25)
Inscrição até às 14 horas do dia 29/09/2025
Data de formação: 09/10/2025
Gestores e Administradores de Frota: Servidores que, em suas secretarias ou departamentos, são responsáveis por planejar, contratar e gerenciar a frota de veículos. Eles precisam entender a legislação, os processos de licitação e os contratos de locação.
Servidores de áreas Financeiras e Contábeis: Pessoas que lidam com a parte de controle de custos, pagamento das faturas das locadoras e prestação de contas.
Supervisores e Chefes de Divisão: Líderes que aprovam o uso de veículos, monitoram o desempenho da frota e garantem que as normas internas sejam seguidas.