Compras Públicas
A ação se dá no âmbito do disposto no próprio Decreto 62.100/2022, que determina à Secretaria Municipal de Gestão promover a capacitação dos pregoeiros, agentes de contratação e das equipes de apoio, bem como de todos os demais agentes públicos essenciais à execução do processo de licitação e contratação dos órgãos da Administração Municipal Direta, Autarquias e Fundações.
OBJETIVOS:
A adoção do contratos.gov como ferramenta oficial de gestão contratual na PMSP, retomando a legislação vigente (Lei Federal 14.133/2021, Decreto 62.100/2022 e correlatos), a obrigatoriedade de sua adoção pelos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional (opcional à adm. indireta), e tutorial comentado sobre funcionalidades do sistema.
Espera-se que os participantes se conscientizem da necessidade e obrigatoriedade da adoção da ferramenta para garantia da eficácia dos contratos da PMSP, nos termos da Lei 14.133/2021. Objetiva-se ainda a demonstração e instrumentalização dos participantes sobre as funcionalidades de gestão de tempos de vigência e alertas presentes na plataforma, bem como sobre as possibilidades de uso para a obtenção de informações consolidadas para acompanhamento e integração com outros sistemas da PMSP.
CONTEÚDO
A adoção do contratos.gov como ferramenta oficial de gestão contratual na PMSP:
Normas vigentes sobre a adoção no município;
Ferramentas e informações consolidadas para acompanhamento;
Integração com outros sistemas
Instrumento oficial para o cumprimento da obrigação legal de publicações no PNCP
A utilização dos instrumentos de alerta e gestão de prazos no sistema contratos.gov.br.
METODOLOGIA
O evento será no formato de oficina virtual, o primeiro momento será uma breve recepção aos participantes, com apresentação inicial realizada pela Coordenadora da Coordenadoria de Bens e Serviços – SEGES/COBES; no segundo momento, segue-se a exposição do conteúdo que será ministrado pela servidora responsável em COBES; após, haverá reserva de tempo para responder possíveis perguntas dos participantes, recebidas via chat ao longo do transcorrer da Oficina Virtual. Para certificação será necessário que o cursista participe de 100% da formação e preencha o formulário de presença eletrônico.
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
CASSIANA MONTESIÃO DE SOUSA [COORDENADORA]
Minibio: Graduada em Administração Pública pela UNESP e Mestre em Administração pela UnB. Servidora pública desde 2006, com experiência em planejamento e gestão de políticas públicas, nas três esferas de governo, tendo iniciado sua carreira no Ministério das Cidades. Como gestora estadual, esteve à frente do Projeto de Orçamento por Resultados e coordenou o Plano Plurianual do Estado de São Paulo. Atualmente é servidora da Prefeitura de São Paulo, membro da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, e lidera projetos voltados implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos, no âmbito da Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços da Secretaria Municipal de Gestão.
CAROLINA SCIAROTTA
Minibio: Servidora da PMSP desde 2013, é Historiadora e especialista em Gestão Pública. Acumula sólida experiência em áreas estratégicas da Prefeitura de São Paulo, foi Coordenadora de Transparência e de Gestão de Contratos na Secretaria de Educação. Atuou ainda na organização Open Knowledge Brasil, com atuação em advocacy e análise de políticas públicas. Atualmente, é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo e integra a equipe da Coordenadoria de Bens e Serviços da Secretaria Municipal de Gestão.
Servidores municipais que utilizem o sistema contratos.gov.br.