Cursos livres
O Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos, instituído pelo Decreto n° 57.503 de 6 de dezembro de 2016, é o instrumento que consolida e fortalece ações, iniciativas, projetos e políticas de educação em direitos humanos no município de São Paulo. O presente curso insere-se no compromisso do eixo IV do Plano – Educação em Direitos Humanos no Serviço Público: promover uma educação permanente em direitos humanos a todos os trabalhadores que atuem no serviço público municipal.
OBJETIVOS
Fortalecer a execução do Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos a partir da formação dos servidores públicos da cidade de São Paulo voltada à promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos .
(1) Relacionar o que são os direitos humanos com o papel que as políticas públicas desempenham na sua garantia;
(2) Compreender o processo histórico e os principais marcadores sociais que impactam o acesso de determinados grupos aos direitos humanos;
(3) Reconhecer a importância da promoção de uma cultura de respeito à dignidade humana;
(4) Identificar o papel da participação social na execução de políticas públicas condizentes com a garantia dos direitos humanos.
CONTEÚDO
– Introdução aos Direitos Humanos:
– Bloco 1 – Marcos legais da Educação em Direitos Humanos e sua Influência para o Debate da Cultura dos Direitos Humanos
– Bloco 2 – Educação em Direitos Humanos e a cultura da violência – Marcadores sociais da diferença
– Bloco 3 – Políticas públicas e a participação social na promoção dos direitos humanos
METODOLOGIA
Módulo Introdutório da Trilha Formativa em Direitos Humanos, realizado em formato EaD com disponibilização de videoaulas de abordagem conceitual sobre a temática, bem como de videoaulas com a perspectivas das políticas públicas. O curso conta também com materiais complementares e atividades avaliativas. Para aprovação e certificação o cursista precisará navegar por todo conteúdo, ou seja, ter 100% de frequência e ter nota mínima de 7 pontos na avaliação. A avaliação final será formada por 10 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão valerá 1,0 ponto.
CARGA HORÁRIA: 3h
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%
Nota: 7,0
MINIBIO DOS EDUCADORES
Tayná Rodrigues Salviano
Minibio: Bacharel em Relações Internacionais, cursando MBA em Análise e Ciência de Dados e atuou na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo por 7 anos. Foi Diretora do Departamento de Educação em Direitos Humanos, área responsável por realizar ações de promoção de processos educativos de conscientização sobre direitos humanos e promoção de políticas de memória e verdade. Atualmente trabalha com o monitoramento da política de pós medida socioeducativa na Fundação Casa.
Paula Alegria
Minibio: Jornalista, antropóloga e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales-Paris. É pesquisadora vinculada ao Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e ao Laboratoire Mondes Américains (MA/EHESS). Tem experiência como consultora em direitos humanos e igualdade de gênero na Unesco e na ONU Mulheres e em gestão pública na Prefeitura de São Paulo. Hoje, atua como assessora de advocacy na Plan International.
Renata Mie Garabedian
Minibio: Formada em Licenciatura em Educomunicação e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi membro da Cátedra de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atuou durante sete anos na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo onde foi coordenadora das áreas de Educação em Direitos Humanos e Direito à Memória e à Verdade entre 2021 e 2024. Atualmente é Gerente de Pós-Medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente do Estado de São Paulo.
Tainata Modesti
Minibio: Graduanda em Relações Internacionais, com 3 anos de experiência em pesquisa acadêmica nas áreas de política e direito internacional ambiental. Atua há 3 anos na Prefeitura de São Paulo, com passagem pela Escola Municipal de Administração Pública (EMASP/SEGES) e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), onde está atualmente como assessora no Departamento de Educação em Direitos Humanos.
Marcela Leal Porto
Minibio: Cursa Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, com experiência em pesquisa científica sobre cultura periférica, além de fazer parte de extensão sobre literatura brasileira antirracista. Atualmente estagia no Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Kauã Sabino Condenso
Minibio: Graduando em Direito, com 2 anos de experiência no setor financeiro corporativo. Sua trajetória inclui uma passagem pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e experiência na secretaria executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente Kauã atua como assessor do Departamento de Participação Social, contribuindo para a promoção da cidadania e o fortalecimento da participação comunitária.
O curso tem uma duração total de 3 horas, que você pode completar no seu próprio ritmo dentro de um período de 30 dias. Esse período começa a contar a partir da data da sua inscrição.
Você pode dosar a maneira de realizar conforme sua disponibilidade. A plataforma funciona 24×7, ou seja, todos os dias em qualquer horário.
Para que você aproveite ao máximo o curso, recomendamos que você planeje seus estudos com antecedência. Assim, você garante que terá tempo suficiente para completar todas as atividades antes do prazo final. Lembre-se que o acesso ao curso será encerrado após esse período, então se organize para não perder essa oportunidade!
Fique atento aos prazos e caso necessite de ajuda em relação a plataforma, contate a equipe EMASP EaD: emaspead@prefeitura.sp.gov.br
PÚBLICO-ALVO:
Servidores públicos e todo cidadão interessado na temática. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.